quinta-feira, 15 de março de 2012

#44 - A Lenda da Sincronia Menstrual

No episódio de hoje comentamos sobre um fato (ou seria uma lenda?) que ganhou força nos últimos tempos: A sincronia da menstruação de mulheres que convivem muito tempo juntas. Seria vantajoso? Como será que esta história começa, ou termina?! Outros animais têm, sabidamente, essa sincronia. E quanto a nossas fêmeas? Amiguinhas de plantão, lá se vai mais um assunto destinado a vocês!

Matéria da Scientific American sobre o tema da sincronia.

Sugestão do Bunda:
"Carcassonne"

Citação do Fozzy:
"Lembre-se: não importa quão desesperadora uma situação aparente ser, tempo gasto pensando claramente nunca é tempo desperdiçado."
- Max Brooks , O Guia de Sobrevivência a Zumbis

(use o botão direito para salvar)



6 comentários:

  1. É importante que detentores da informação em massa, como o Procurando Oz, trate da invasão zumbi. É evidente a proximidade desse evento. Obrigado meninos por avisar ao mundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninos! Posso comentar?
    Apesar de as mulheres constatarem que as vezes os ciclos menstruais tem dias em comum, eu nunca ouvi nenhuma amiga minha FELIZ por isso. Mas não sei se já conviveram no dia a dia numa casa com muitas mulheres, a logística de se estar menstruada não é trabalhosa mas exige maiores cuidados com higiêne peassoal e ter 4 ou 5 delas produzindo os resíduos dos absorventes e utilizando o banheiro c/ mais frequência dá mais trabalho. Não ficamos felizes apenas observamos o fato. Pelo menos no Brasil, São Paulo.
    Quanto as causas de porque coincidiriam os dias, como o Bruno disse os ciclo tem em média 28 dias. Em geral essa "média" é pq algumas tem ciclos de 26, outras ciclos mais longos (eventualmente os dias se aproximariam) mas também o ciclo, por ser hormonal, sofre muitas alterações devidos a fatores emocionais e estresse; pode se prolongar a menstruação ou esta ficar um tempo sem vir para dar um sustinho em td mundo e depois reaparecer c/ a corda toda. Uma época de provinhas, madrugadas estudando, trocas de fuso horário, perdas na família, rompimento no namoro, são situações que já vi alterarem o ciclo de uma mulher.

    Bruno - vou te defender: sim as mulherem brincam de casinha, fiz de td c/ a Elis para ela ter jogos de encaixe, livros q estimulassem a leitura, coisas q não fossem rosa, mas o resultado é ela já tem um fogão de brinquedo, um berço c/ trocador de brinquedo, uma máquina de lavar (de brinquedo), incontáveis joguinhos de xícaras e chá. Até fralda p/ boneca já comprei (sim pais se vendem por uma tarde de silêncio). Se for rosa e tiver glitter elas gostam desde pequenas - coisa do demo.

    ResponderExcluir
  3. Márcia! Adorei o comentário, muito obrigado por participar!
    Eu não tinha pensando por esse lado: as vezes as mulheres que vivem juntas tem os problemas parecidos ou em épocas parecidas... Mas isso acontece com homem também, né? Acho (evidência anedotal) que nesse ponto é tudo a mesma porcaria. Já morei em república com dias insuportáveis de humor geral. Foi nesse sentido que você falou, né?

    E sobre as crianças: vou falar aqui do alto da minha não-paternidade: será que isso não é resultado de outros fatores mais influentes? Televisão, outras crianças, resto da família...

    Ah! Márcia, você já está no no grupo do Facebook? Manda uma mensagem lá pra gente se quiser, te convidamos. Rolam boas discussões por lá (além de já ter o link direto pra você ver os 3 galãs no youtube).

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelos comentários, Márcia!
    E, sim, pelo jeito a "pressão seletiva" moderna é dessincronizar a menstruação. heheh. Ninguém merece um rep com 5 menstruando em dias próximos.
    Sobre as variações no ciclo: é... já passei memoráveis desesperos por causa disso. Os homens acabam aprendendo sobre todos esses detalhes por necessidade =P
    E sobre a casinha: concordo com o Fozzy. Esse efeito parece bem mais de influências externas (= amigos e tv) do que "familiais" (= genes e contato com pais). Aliás, lembrei de um série de pesquisas (hoje mainstream) mostrando que a influência em crianças vem muito mais dos amigos do que dos pais. Bem impactante, pois boa parte da população acredita que pais "moldam" os filhos.
    Link de uma entrevista com a autora que começou essas pesquisas:
    http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=parents-peers-children

    ResponderExcluir
  5. Com certeza gostar do rosa é pressão externa. Das coisas q ela ganhou nenhuma fui que dei, e não sei se isso importa tanto assim. Ela também gosta de interagir com a gente participando das atividades doméstica que privam ela da minha companhia e da do pai. Ela me imita nas tarefas domésticas e ao pai no computador (rosa, claro) e na bicicleta, pasmem, tb rosa hehehe. Não tem muito como segurar isso. Ela gosta e sabe quem é o Ben 10, e eu nunca deixei ela ver o desenho (pq ela tem medo hehe).Influência dos amigos e da escola aos 3.

    ResponderExcluir