Hoje falamos sobre o escândalo da PL-122, que trata da criminalização da homofobia, e sobre premiações: vale a pena pagar em dinheiro por descobertas científicas?
Informações sobre os assuntos:
O que é a PL-122?
Texto original da PL-122.
Bancada Evangélica barra a votação da PL-122.
Matemático russo e o prêmio
Citação:
"Todos nós temos a tendência de pensar que o mundo precisa se conformar aos nossos preconceitos. A visão oposta envolve algum esforço de pensamento, e a maioria das pessoas iria morrer mais cedo do que pensar — na verdade, é o que fazem."
Bertrand Russell
Do original:
"We all have a tendency to think that the world must conform to our prejudices. The opposite view involves some effort of thought, and most people would die sooner than think — in fact they do so."
Eu acho que hj ja há um modo de "incentivo" ao pesquisador: o reconhecimento por publicar primeiro.
ResponderExcluirOi Carol! Obrigado por comentar!
ResponderExcluirOlha, eu pessoalmente acho bacaníssimo o reconhecimento que existe hoje, mas acredito que ele apela só aos mais "apaixonados" pela ciência. Não me entenda mal, acho isso fantástico por si só! Mas... recompensas mais palpáveis (prêmio em dinheiro, ajuda indireta em projetos sociais, ou algo do tipo) podem despertar outras mentes, outras idéias. Não acha?
É, acho que a pesquisa de base perde muitas pessoas fodas por causa disso. Nem todas são idealistas a ponto de se contentar só com reconhecimento.
ResponderExcluirDinheiro e outras recompensas concretas pesam muito! hehehe
Fora que, mesmo para os idealistas, esses prêmios em dinheiro trariam ainda mais reconhecimento.
Acho que vale lembrar que incentivo em $ não apenas mostra o reconhecimento pela pesquisa e sua importância, mas permite aos pesquisadores investimentos na melhoria da pesquisa ou mesmo investimentos em novas pesquisas. Amor pela ciência a maioria dos pesquisadores têm, mas não ter como bancar isso é um fator limitante sim.
ResponderExcluirSobre a PL-122, só mostra o quanto o ser humano carece de bom senso. É necessária uma lei para que as pessoas deixem de escrotizar um determinado grupo de pessoas que tem comportamento diferente. Acredito que isso seja a velha mania do ser humano de se ocupar da vida alheia, o que um pastor tem que se meter com a vida do homossexual? No momento, essa lei é necessária sim. Assim como a decisão sobre relações homoafetivas. Essa semana ouvi a seguinte frase: Eu sou do tempo que homem não casava com homem. Com esse tipo de pensamento vocês acham que não é preciso lei?
ResponderExcluirConcordo.
ResponderExcluirTolerância e empatia pelos desfavorecidos deveriam vir da escola. Não vêm.
Se o país chega ao absurdo de ter um deputado federal homofóbico como o Bolsonaro (e muitos outros), infelizmente precisamos dessas leis.
E, aliás, alguém está acompanhando a várzea no Congresso sobre a PL-122? Políticos se batendo e se ameaçando. Tragicômico...
E cadê mais um podcast?
ResponderExcluirComentário sério agora: estado é laico. Complicado é manter os estadistas laicos quando se trata de trabalhar com o estado.
Fala Guilherme, valeu pelo comment!
ResponderExcluirCara, vamos lançar outro episódio ainda essa semana, fique ligado ;)
Uma das maiores conquistas do nosso Estado foi a condição Laica. Pena que tanto a maioria das pessoas desse país quanto grande parte dos nossos representantes costuma esquecer-se disso... (cruscifixo nos tribunais? POOOODE!)
Sobre a PL 122:
ResponderExcluiré mais uma lei que acho válida, mas que nem deveria existir se as pessoas fossem respeitosas umas com as outras.
agora, não é com lei que se mata um preconceito, mas só se mascara (o que ao meu ver é ruim), mas sim com informação e educação.
Até hoje em dia existe preconceito contra negros, que a mesma lei defende, e isso me parece algo inerte aos humanos que não aceitam mudanças, que se fecham a leis e regras imutaveis.
coincidentemente, isso acontece com muitas pessoas religiosas... NOT!
Náo é coincidencia, a capacidade de muitos desses fanaticos de aceitar algo distinto ao "status quo" descrito no seu guia (biblia, alcorão, etc).
Por isso que os representantes mais religiosos do congresso são tão fervorosos na defesa, pois se os cabecinhas ocas que eles pageiam começam a pensar fora da caixa, quem sabe o que mais podem descobrir e finalmente se libertar?
MOmentos atrás eles fizeram estardalhaço na uniào homoafetiva, falavam que iam obrigar as igrejas a realizar casamentos homossexuais, agora estão fazendo com a PL 122 um movimento bem pior.
Uma cutucada: se você homossexual vai a um "local de culto" e houve insultos a sua escolha, não fala nada e volta depois pro mesmo local, tem tanta culpa quanto a um Bolsanaro da vida.Não precisa largar suas crenças, mas sim procurar lutar pelo que acredita OU procurar quem o aceite. ficar quieto nesse caso é tão ruim quanto quem fala mal.
sobre a premiação, nada mais justo. todo mundo gosta de ser recompensado e porque não ser em cash?
ele fez algo de bom para o mundo, pq não premia-lo, e se ele amar a ciencia, é capaz de usar o mesmo para fazer novas pesquisas =)
ainda mais neste país onde é mais facil um BBB ser reconhecido pelo publico que o cientista brasileiro que erradicou a febre amarela em muitos dos estrados brasileiros, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências.
se não sabe de quem estou falando, desculpe, mas pesquise um pouco. ;)
Bom, vou baixar para ouvir agora. Mas uma pergunta, antes de mais nada: vcs vão colocar no itunes? ^^
ResponderExcluirOi Mi!
ResponderExcluirSim, vamos. Já está lá pra aprovação há mais de uma semana. Resta esperar a boa vontade da galera da Apple.
Opa! Nice =D
ResponderExcluir