sexta-feira, 24 de junho de 2011

#7 - Marcha do casamento gay e a nova guerra digital

Hoje, em clima de Corpus Christi e da Marcha para Jesus, falamos sobre um casamento gay coletivo no Rio de Janeiro que provocou muita raiva em grupos religiosos.
Depois, discutimos sobre a onda de ataques por hackers em sites ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Qual a relevância e efeitos dessa guerra digital? Estão eles mais próximos de terroristas, jornalistas ou idealistas?

Informações sobre os assuntos:
Casamento gay coletivo no Rio de Janeiro
Pastor revoltado contra união gay
Grupos de hackers declaram guerra contra governos e grandes empresas
Padre Metaleiro

Citação:
"Eu vou esfregar suas caras em coisas que vocês tentam evitar. Eu não acho estranho que tudo que vocês querem acreditar é apenas aquilo que os conforta. De que outra forma humanos inventam as armadilhas que nos trai para a mediocridade? De que outra forma nós definimos covardice?"
Paul Muad'Dib, personagem da saga Dune escrita por Frank Herbert

"I'm going to rub your faces in things you try to avoid. I don't find it strange that all you want to believe is only that which comforts you. How else do humans invent the traps which betray us into mediocrity? How else do we define cowardice?"

(use o botão direito para salvar)

4 comentários:

  1. Ontem vi a entrevista daquele juiz de Goiás que proibiu a união homoafetiva no estado. Isso me lembrou a fala de um magistrado responsável pelo judiciário de uma cidade no interior paulista, ele disse: "Essa lei pode valer lá pras bandas da cidade, mas aqui na minha comarca não vale". Ou seja, cada lugar tem a lei que merece. Isso num estado federativo e indivisível.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh! Malafaia do meu coração, primeiro ele falou que a lei só dizia respeito a casais homem-mulher, agora vem com essa que família só existe com casais heterossexuais, a próxima talvez seja que Estado não existe com famílias homossexuais. Na verdade já falaram, o mesmo juiz citado acima afirmou que se isolássemos casais gays numa ilha deserta esse Estado formado não duraria uma geração por falta de natividade. Ignorância mata meus queridos, será que religião também?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ronald! Valeu pelo comentário ;)
    Cara, sim e não, né? Imagino que dá pra levar isso até as últimas instâncias e ganhar em níveis superiores. Imagino que vá da vontade e das condições econômicas do casal.
    E sobre sua pergunta, "Ignorância mata meus queridos, será que religião também?", acho que você sabe a resposta né? :P

    ResponderExcluir
  4. Nossa, duas polemicas em um podcast só!
    Primeiro de tudo, eu acho errado qualquer manifestação desse estilo (parada LGBTT, marcha pra jesus, etc) ser realizada em ruas. Um grupo não deveria sobrepor ao direito de ir e vir de todos.
    Agora sobre a marcha, as demonstrações de "carinho e afeto" com as pessoas que diferem das opiniões dos pastores mostradas na mesma por si só deveriam ser motivo pra PROIBIR pelo menos esta manifestação (1, 2 e 3)

    O casamento CIVIL entre homossexuais é uma conquista importante e gera muito mais equiparação de direitos do que um bando de crente imbecil deveria ter.
    se foi correto o STF decidir isso ao invés do legislativo é uma coisa que ainda precisaria entender melhor todas as perrogativas da lei pra dizer com clareza sobre o assunto.

    Agora quanto as invasões eu vejo muitas facetas... tem realmente pessoas que acham idealisticamente que a informação deve ser livre, tem oportunistas que querem usar desse fomento destrutivo para alavancar fama ou empregos lucrativos e finalmente tem o pessoal que só faz pra zuar.
    O primeiro grupo eu acho que querem ajudar realmente que se exista a democracia do seu jeito mais ideal.
    o segundo só pensa em si proprio, em detrimento de qualquer ajuda ao mundo.
    o terceiro, bem ou são pessoas que são curiosas ou trolls com neuronios.
    Eu achei a invasão da PSN ótima. O motivo inicial de tudo foi a Sony processar uma pessoa que gerou o hack do ps3 sem lucro algum, apenas por curiosidade. mas o curioso foi que graças a eles descobrimos que a Sony guardava dados de maneira insegura, o que é BENÉFICO para o usuário.
    agora, atacar por atacar, pra derrubar um site, é muito infantil. descobrir informações sigilosas que podem ajudar as pessoas a descobrirem como seus representantes populares agem nas sombras é mais que válido, deveria nem existir esse sigilo.
    Chamar de terrorismo pra mim é exagerado desde que não se torne algo apenas pra derrubar sites. só que com isso podemos pensar em algo muito pior: empresas contratando grupos pra invadir sistemas rivais e assim este perder clientes. isto deverá ser combatido como deveria ser combatido a espionagem industrial.

    fontes:
    1. http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/pastor-ataca-uniao-gay-na-marcha-para-jesus/
    2. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/marcha+para+jesus+vira+ato+contra+uniao+homoafetiva/n1597044443203.html
    3. http://www.infoextra.com.br/noticias/evangelicos-protestam-contra-a-marcha-para-jesus-e-sao-agredidos-2041.html

    ResponderExcluir