sexta-feira, 3 de junho de 2011

#4 - Autocorreção Cretácea e as loucuras do Santo Daime

Hoje falamos sobre a descoberta que algumas espécies de dinossauros são, provavelmente, apenas estágios juvenis de espécies maiores. E com esse belo exemplo de autocorreção na Paleontologia, discutimos a importância do criticismo e humildade para o aprimoramento da Ciência em geral.

Depois, falamos de uma pesquisa com o chá do Santo Daime mostrando que usuários sofrem intenso estímulo visual no cérebro mesmo de olhos fechados. E ficam as questões: até que ponto vale alterarmos nossa consciência para recreação? Qual a diferença entre drogas e outros processos neurais como sexo e sonho?

Informações sobre os assuntos:

Citação:
"O primeiro princípio é não enganar a si mesmo - e você é a pessoa mais fácil de enganar."
- Richard Feynman

Do original: 
"The first principle is that you must not fool yourself and you are the easiest person to fool."

(use o botão direito para salvar)

3 comentários:

  1. Convenhamos que pra maioria da população essa ideia de que as resoluções científicas podem ser alteradas por novos estudos é muito "maluca".
    se não tiverem uma base forte de regras eles simplesmente não sabem como viver.

    por isso tb que muitos fecham os olhos nas religiões, a ponto de pessoas hj em dia dizerem que dinossauros nunca existiram e o criacionismo ainda ser uma hipotese forte.

    Já sobre o chá, eu acho estanho tantas pessoas aceitarem ele e não aceitarem outros tipos de alucinogenos, e eu sou da mesma opinião do fozzy: o cara faz o que quiser, desde que não ferre outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí mesmo cara, infelizmente as pessoas (na minha opinião) vivem mais seguras e tranquilas com dogmatismo do que com flexibilidade e mudança.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho nenhum problema com a maconha, que é um arbustinho que ficava ali na mata quietinho. Meu problema é com os maconheiros FDP mesmo.

    ResponderExcluir